Depois daquela viagem

Depois daquela viagem
Valéria Piassa Polizzi
Editora ática
páginas 278

No tom coloquial próprio dos jovens, ´Valéria Polizzi´ relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre ´ficar´ ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos porque, segundo ela mesma, ´transei sem camisinha´. 
Neste livro, ela mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com seus sentimentos.
Terminada a leitura, fica clara sua resolução de preservar sua condição de ser humano a todo custo, ao mesmo tempo que cruzam seu caminho.
Depois daquela viagem é um livro triste e alegre, tocante e verdadeiro, um testemunho de coragem e da determinação de levar adiante a vida, apesar da aids.




O livro é uma história verídica, a autora Valéria em sua adolescência contraiu o vírus do HIV, com apenas 16 anos, em 1986 e publicou o livro em 1999, quando estava com 23 anos.

É uma literatura para adolescentes, mas achei a capa meio infantil.

Ela relata como foi difícil ser diagnosticada com o vírus em uma época que se achava que somente homossexuais contraiam Aids, um absurdo.

Ela não tinha coragem de contar aos amigos ou familiares, tinha medo de ser rejeitada, medo de ter um namorado, assim ela foi se afastando das pessoas.

Quando ela termina o ensino médio vai para os Estados Unidos fazer um curso de teatro, lá ela tem uma nova visão da sua doença, começa a fazer o tratamento e percebe que pode levar uma vida normal, sem ficar esperando que a morte chegue a qualquer momento.

Era um momento difícil pois naquela época não havia muita informação sobre a doença, como se prevenir, como tratar, não haviam remédios ainda que a controlassem, pois só começaram a serem usados em 1990. Valéria teve que aprender a viver de uma nova maneira e a superar seus próprios medos e preconceitos.

É uma historia com muitas emoções, informações e de superação, eu li este livro na minha adolescência, gostei bastante, é como se você estivesse ouvindo segredos de suas amigas. Recomendo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário