As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia


As Brumas de Avalon - 
A Senhora da Magia
Marion Zimmer Bradley
Editora Imago
Páginas 248

Eu não vou colocar a sinopse do livro aqui, pois é somente uma sinopse para os quatro livros, achei que está cheia de spoiler.

Em A Senhora da Magia, há três irmãs Viviane, Igraine
e Morgause.

Viviane é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma ilha que para os cristãos não passa de uma lenda, uma mulher determinada em seguir tudo o que a Deusa lhe manda, uma mulher sofrida, de pulso firme, uma verdadeira rainha.

Igraine casou-se muito jovem com o Duque da Cornualha, Gorlois, um homem mas velho a quem ela tinha gratidão, mas nunca teve amor. Igraine teve uma filha com Gorlois, Morgana.

Morgause era uma menina ambiciosa, atrevida. Casou-se com o rei do norte, Lot, ela sempre quis ser uma rainha, teve quatro filhos, todos homens, então tratava Morgause como se fosse sua filha e não sobrinha. Mas Lot era ainda mais ambicioso que Morgause, e queria mais do que o reino do norte.

Avalon segue a religião dos druidas, aonde contém magia, é comandada por uma mulher, uma sacerdotisa, seguem a Deusa, fazem vários rituais. Para entrar ou sair de Avalon é necessário usar magia, pois ela está atrás das brumas (névoa), um lugar misterioso, que os cristãos abominam, principalmente os padres.

Igraine tem um destino difícil de ser seguido, sua irmã Viviane, teve uma visão de que ela casará com Uther, que será o rei da Bretanha e com ele ela terá um filho que salvará a Bretanha dos saxões (alemães), Artur. Mas Igraine já não quer seguir os costumes de Avalon, é fiel ao seu marido, cumpridora dos seus deveres e se esforça para ser religiosa, cristã. Jamais trairia seu marido e não deseja sua morte, então como poderá cumprir o seu destino.

Mas Igraine já conhecia Uther de outras vidas e somente quando ela encontrou com ele, em uma reunião com o rei Ambrósio, que estava muito doente, ela sentiu o que era o amor, sentiu sua ligação com aquele homem, que sua vida não tinha graça, ser uma esposa submissa e agradecida ao marido por que? Por tela tirado de sua casa quando ainda era jovem? Uma menina, que não conhecia nada da vida, nada dos deveres de esposa, se sentiu molestada pelo marido, uma raiva grande dele a tomou. Precisava de Uther, queria estar perto daquele homem, e quando estava perto dele sentia um calor, um desejo, uma ânsia, precisava dele. 

Quando Morgana estava com onze anos, sua tia a levou para viver em Avalon, desenvolver mais o seu dom da visão, que ela tinha como a mãe. Ela queria muito ir viver com a tia, pois sua mãe já não tinha aquela atenção e amor para com ela, como tinha antes. E lá em Avalon ela se transformou em uma mulher e uma sacerdotisa, sempre obediente a sua tia e a Deusa. Mas até quando ela conseguirá cumprir tudo a que está destinada, a sufocar suas vontades a ir contra seus princípios, para cumprir seu dever diante a Grande Sacerdotisa e a Deusa.

No começo do livro fiquei um pouco perdida, pois não conseguia entender quem eram os saxões, a Bretanha, tive que olhar no dicionário por várias vezes e a história estava um pouco lenta, pesada pra mim. Mas quando me acostumei e entendi, depois de mais de cem páginas, que a história me prendeu.

A Bretanha é uma região da França, que foi colonizada pela Grã-Bretanha, os saxões, alemães, queriam invadi-lá e a Bretanha tentava proteger suas fronteiras e para isso precisava que todos se aliassem, cristãos e o povo da magia. Quando acabei de ler o livro, fui pesquisar sobre o rei Artur, pois já ouvira falar, mas nunca tinha lido nada sobre, e achei muito interessante, pois alguns historiadores acreditam que Artur seja um lenda, e o livro conta a história de Artur através das mulheres que estavam por trás dele, mulheres fortes, destemidas que enfrentam tudo para salvar a Bretanha. Um livro cheio de magia, de visões, coisas que são inaceitáveis, difíceis de assimilar, mas que tem todo um sentido, uma mágica que acaba te envolvendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário