De repente nas profundezas do bosque

De repente nas profundezas do bosque
Amós Oz
Editora Companhia das Letras
Páginas: 141


Uma pequena aldeia atravessada por um rio cristalino e rodeada por um bosque frondoso tem uma particularidade insólita: não há nela nem um único animal. Nem animais domésticos, nem silvestres; nem peixes, nem aves; nem mesmo insetos de qualquer espécie perturbam a monotonia da vida dos aldeões. Mas dois garotos, Mati e sua amiga Maia, não se conformam com os rodeios e as histórias mal contadas dos adultos e resolvem investigar por conta própria, desafiando a proibição de entrar no bosque, onde reina o temível Nehi, o demônio das montanhas. Depois dessa aventura, nenhum dos dois será mais o mesmo - nem a aldeia.

Numa linguagem desenvolta, plena de humor e sutileza, Oz nos envolve num universo assombroso e fascinante, exaltando o poder do conhecimento, da independência de espírito e da ética pessoal contra as idéias feitas que perpetuam a discriminação, a intolerância, a opressão. Não há, portanto, solução de continuidade entre a empenhada literatura "adulta" do escritor e esta que ele definiu apropriadamente como "uma fábula para todas as idades".

Nimi sempre ouvia histórias à noite sobre os animais, como eram seus sons, mas quando ele chegava na escola e contava o que tinha ouvido, as crianças zombavam dele e mandavam se calar. Todos na aldeia fugiam do assunto e quando falavam sobre os animais acabavam voltando atrás, dizendo que isto nunca existiu que é somente uma lenda.

Mas um dia Nimi desaparece, e quando volta a aldeia, depois de alguns dias ele não está mais falando e sim zurrando como um burro. E todos se afastam dele, inclusive seus pais, com medo de pegar essa doença.
Todos na aldeia não saem de casa à noite, pois é na noite que o deônio Nehi aparece e ele leva tudo o que tem vida da aldeia, é uma maldição que caiu sobre eles.

Mas duas crianças, Mati e Maia, não se conformam, e vão buscar respostas no bosque, no local que é proibido de se ir, já que eles acham que ouvem algo vindo de dentro do bosque, como um pássaro a cantar, um cachorro a latir. Eles conhecem os barulhos dos animais por causa da professora Emanuela, ela é a única que conta a história dos animais para os alunos, mas não diz como eles sumiram, por isso muitos duvidam que eles sequer existiram.

E lá nas profundezas do bosque Mati e Maia encontraram algo que vão mudar suas vidas.

O livro está classificado como romance, mas é um livro infantil, que como diz na sinopse pode ser lido em todas as idades, pois mostra o quanto o deboche das pessoas e exclusão que elas fazem com quem é diferente pode prejudicar, o quanto machuca e a pessoa que é excluída fica com medo das pessoas, medo de ser rejeitada de novo e acaba se afastando de todos, fica uma pessoa amargurada que não consegue encontrar a felicidade. 

Uma coisa que não me agradou na leitura foi que o autor repete muitas coisas, que não há necessidade, já foi mais do que esclarecido, e é repetido várias vezes, e acaba ficando cansativo.

Da uma lição de vida, porque tratamos as pessoas desta maneira, os animais não excluem ninguém, não debocham, não maltratam, eles não fazem diferença entre eles. Outro ponto que me marcou bastante, foi o que as pessoas fazem aos animais, sem razão maltratam, batem, matam, e isso é cruel, como o ser humano pode ser cruel a tal ponto de maltratar um animal indefeso, bater no cavalo para ele andar, bater no cachorro para ele sair do seu caminho, caçar um servo e matá-lo só por diversão, por esporte, as vezes acho que nós não somos racionais e sim os animais.  

 A história nos faz repensar nossas atitudes, e vemos que o que é diferente pra você é normal para outras pessoas. E o que é normal pra você, pode ser uma crueldade para outros.

Amós é um escritor israelense, nascido em Jerusalém no ano de 1939 e co-fundador do movimento pacifista Paz Agora.


2 comentários:

  1. Juro pra você que nunca tinha ouvido falar desse livro, mas é fantástico!
    Tudo bem que pode ter seus defeitinhos, como esse da repetição, mas o que vale é a mensagem final.
    Curti bastante a indicação!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Achei o livro meio obscuro no começo, mas gostei bastante da historia tema, uma verdadeira lição de moral. O livro é bem curtinho e a leitura bem rápida, um livro para fim de tarde totalmente emocionante. Também resenhei o livro no meu blog, se interessar: http://blograbisco.blogspot.com.br/2012/01/de-repente-nas-profundezas-do-bosque.html#.UYG14qKG0oo

    ResponderExcluir