O Festim dos Corvos

As Crônicas de Gelo e Fogo -
O Festim dos Corvos
George R. R. Martin
Editora Leya
Páginas 640


Bem a resenha tem spoiller, mas até a sinopse do livro tem, mas para quem não leu os livros anteriores, não aconselho que leiam a resenha, aconselho que leiam os outros livros, não percam tempo. Pois é uma história maravilhosa que todos têm que ler.

Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores. Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo... Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro, não são só as ilhas que tremem. O Olho de Corvo tem o objetivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele. Mas conseguirá Olho de  Corvo cumprir seu objetivo? Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, precisa lidar ainda com a  ameaçadora presença de nova corrente militante da Fé. Como se desenvencilhará de um tal enredo? A guerra está prestes a terminar, mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou será que estão todos errados?


Demorei um mês e dez dias para ler o livro, sei que muitos leriam e leram em menos tempo, mas eu gosto de demorar para lê-lo, não é uma leitura que te cansa e que você quer acabar logo aquele livro, só não leio o próximo porque assim demoro muito para postar no blog.

Em o Festim dos Corvos o foco está mais em Porto Real e nos Homens de Ferro.
O rei dos Homens de Ferro, Balon Greyjoy, morreu quando atravessava uma ponte e agora quem iria sucedê-lo? Não sabiam se seu filho, Theon Greyjoy, estava vivo ou morto, pois tinha sido capturado. Seus outros filhos homens haviam morrido há algum tempo, restara somente Asha Greyjoy, mas poderá uma mulher governar os Homens de Ferro? Balon tinha irmãos, mas quem o Deus Afogado escolheria?

Em Porto Real com a morte de Tywin Lannister, Cersei agora é a rainha regente e tenta colocar em volta de si pessoas a quem possa manipular, acha que assim estará segura, pessoas a quem ela ordena e eles obedecem, mas será que ela pode confiar em tais escolhas? Tyrion fugiu da prisão, Cersei agora o odeia mais do que antes e quer a todo custa sua cabeça.

Em Lançassolar, as Serpentes da Areia querem vingar a morte do Víbora Vermelha, o Príncipe Oberyn. As Serpentes da Areia são filhas bastardas do príncipe, mas o tio delas, Príncipe Doran, não quer causar uma guerra com Porto Real, ainda mais agora que os Martell declararam apoiar o Príncipe Tommen Baratheon, depois que a princesa Myrcella Baratheon foi morar com os Martell, prometida ao príncipe Trystane Martell. Mas o Príncipe Oberyn ainda não esqueceu tudo o que a casa Martell sofreu.

Brienne está a procura de Sansa Stark, fez agora uma promessa a Jaime Lannister, o Regicida. Ela está agora com uma espada que Jaime mandou fazer para ela, com aço variliano e que a chamou de A Cumpridora de Promessas e Brienne quer fazer jus o nome da espada.

Samwell está no mar a caminho de Vila Velha, levando consigo o Mestre Aemon e Goiva com seu bebê. Ele tem que levar os três a salvo para Vila Velha, para ficarem longe da Mulher Vermelhae do rei Stannis Baratheon.

Sansa agora tinha que deixar de existir, com a rainha regente a procurá-la, ela teria que ser outra pessoa e passou a ser Alayne a filha bastarda de Mindinho. Ela esta vivendo no Ninho da Águia, com sua tia Lysa, mas estar entre a família parece não ter sido uma boa escolha, se ela teve alguma.

Arya viaja de navio sem saber para onde ir, pensa que todos de sua família estão mortos, pensa em ir viver na Muralha junto com Jon Snow, mas não encontra ninguém que possa levá-la.

Muitos personagens ficaram de fora neste livro, mas o autor nos diz o motivo, que o livro iria ficar muito grande e para não ter que dividir a história, resolveu  dividir os personagens, então no próximo livro A Dança dos Dragões terá a história de Tyrion, Jon, Dany, Stannis, Davos, ele não cita nada sobre Bran, mas espero que fale sobre ele, pois estou curiosa para saber o que aconteceu.

Estou assistindo a terceira temporada da série da HBO e estou amando, acho que eles foram muito fiéis ao livro e é isso que me faz amar ainda mais a série, o cuidado que eles tiveram, todos os detalhes, tudo me deixa fascinada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário