As Brumas de Avalon - O Prisioneiro da Árvore

As Brumas de Avalon - 
O Prisioneiro da Árvore
Marion Zimmer Bradley
Editora Imago
Páginas 239




Morgana sabe que tem que fazer algo para salvar Avalon, algo que a Deusa traçou no seu destino, um destino que ela tentou fugir, quando deixou Viviane, quando estava grávida, se sentindo traída, usada por aquela há quem ela considerava sua mãe. Mas agora ela sabe que também terá que fazer o mesmo com aqueles a quem ela ama, usá-los em favor da Deusa, sem poder poupá-los.

O tempo de Avalon já está bem diferente de Camelot, está passando mais lentamente e está mais difícil atravessar as brumas. O rei Artur não cumpriu sua promessa de proteger e servir também a Avalon, agora ele é um cristão e esqueceu do seu juramento, esqueceu que ele é o Gamo-Rei, e que Avalon precisa dele. Morgana então terá que interferir neste reinado, ela sabe que Artur é um grande rei, fez a paz com os saxões, que agora são cristãos também, mas até que ponto Artur poderá confiar nos saxões?

Morgause criou Gwydion como seu filho e sabe do ressentimento que ele tem de sua mãe e seu pai, e ela almeja o dia em que ele herdará o trono e ela será a rainha, quem mais poderia ocupar este lugar, senão ela que sempre esteve ao lado de Gwydion. Morgana também pensa neste dia quando o jovem gamo tiver que reinar o que será do Gamo-Rei?

Morgana fará tudo o que estiver em seu alcance e até mesmo irá além disso para cumprir com o seu dever, já que era ela que deveria ser a Grande Sacerdotisa, mas ela fugiu do seu destino e agora a Deusa a usará de outra forma, fora de Avalon, mas para o bem de Avalon. Mas será que ela está aindo de maneira mais correta, que ela poderá salvar essa religião antiga, ou será o fim?

Morgana amadureceu bastante e agora usa toda sua força, sua magia, está firme em sua decisão de salvar Avalon e ela teve que ser muito forte, pois para isso teve que usar as pessoas à quem ela mais amava, corta o coração imaginar o sofrimento dela. Ela perde várias dessas pessoas e fica cada vez mais difícil chegar ao ponto que ela quer. Parece que tudo o que ela faz não é o correto, pois ela não consegue derrubar Artur do trono, e ela sofre com essa tarefa pois é o seu irmão que agora ela tem que lutar como se fosse um inimigo, perder o amor dele, ser julgada por todos, se sentir sozinha em sua busca cega, quase louca em salvar seu mundo.

Mesmo ela sendo imoral muitas vezes, é a personagem que eu mais gosto, pois é forte, luta e defende seus ideais, pois sabe que está em suas mãos, ela mudou bastante sua atitude e percebeu que deveria ter mudado a muito tempo atrás, pois agora ela está velha (mais ou menos cinquenta anos) e já não tem mais aquela facilidade em usar sua magia, e quando ela enfim chega ao seu destino, quando tudo está um caos, ela percebe que a Deusa fez tudo da sua maneira e consegue encontrar a paz que ela tanto buscava.

É um livro maravilhoso, que você acaba e fica com aquele aperto no coração, pois você segue toda a vida dos personagens e se apega a eles e eu tive muita dó da Morgana, quase chorei várias vezes, porque ela sofre demais, não é poupada de nada e parece que está sempre sozinha em um destino cruel. Todos os personagens tem uma grande importância e nada que se podia dar menos atenção. Recomendo está leitura a todos e com certeza daqui alguns anos quero reler está história. Ah, e agora eu vou assistir ao filme que é de 2001 espero que seja fiel ao livro.  



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário